“Não me importo” – a vez do Ma-Blog

Com simpatia Ivone Soares, no Meu Ser Original desafia o ma-blog para se integrar na corrente “não me importo …”. Não sendo o ma-blog um blog não posso lá responder ao amável desafio. E, se o assumir como para mim enviado, já o respondi.

Tem voz o ma-blog? Ou é apenas eco? Decido que a tem. Hoje inclui 141 blogs sobre Moçambique a alimentá-lo (nem todos indexados na sua coluna da direita, pois isso não está actualizado). Está o mais exaustivo que tenho conseguido. Inclui blogs que tenham sido actualizados desde Setembro de 2007 (com uma única excepção, terminada há alguns anos), ainda que vários estejam aparentemente encerrados.

A listagem inclui objectos muito diversos, como é natural. Exemplifico (as referências seguintes são ilustrativas, não hierarquizadoras) para ilustrar a pluralização do bloguismo “moçambicano”. Mais, para os interessados a sua consulta poderá conduzir a outros blogs das mesmas áreas (ou outras) apesar da parcimónia que os bloguistas moçambicanos têm em ligar (“linkar”) outros blogs – quando têm listas de ligações costumam fazê-las a um pequeno grupo já instituído, uma espécie de “links de prestígio”.

- temáticos profissionais: A Empresa e o Direito, CEO – Economista, Fenómeno Turismo;

- monográficos: Companhia de Moçambique, Fauna Bravia, Caça e Caçadores de Moçambique, Voando em Moçambique;

- divulgação de expressões artísticas: À Sombra dos Palmares, Mãos de Moçambique, Mbila – Música de Moçambique;

- educação: Centro de Ensino à Distância – UEM, Escola Portuguesa de Moçambique;

- da diáspora moçambicana: Ponte Moçambique-Suécia, Chapa 100;

- escritores: O Tricô das Maçanicas, Meu Quintal Dividido, Tatuagens de Estrelas;

- empresariais: Kampfumo, Gil Vicente Café Bar;

- expressões religiosas: Calling Rastafari, Moçambique Islâmico;

- reflexão política: Nação Coragem, Nullius in Verba;

- paisagísticos: Quelimane, Digital no Índico;

- intervenção académica: Ideias Críticas, Olhar Sociológico;

- políticos: Manuel de Araújo, Namburete;

- de imigrantes: Mi Vida en Mozambique, ma-schamba, Lusofolia;

- de jornalistas: Pátria Que Me Pariu, Crónicas Semanais de Luís David, Nantchite;

- de activismo musical: Hip-Hop Moçambicano, Hip-Hop do Jardim, Jungle Music;

- de activismo político-social: Diário de Um Sociólogo, MozambiqueOnline Blog;

- de auto-edição literária: Ekuru Yo Ophenta, Momentos de Vida, Silvi da Selva and Me;

- de incidência regional: Beira-Amar, Angoche Parapato Oweto;

- etc.

Conclusão:

1. Não me importo com a trabalheira em montar e actualizar este portal, que demonstra (e actualiza hora a hora) o exercício por cá da palavra livre e tão plural – uma mutação na palavra pública neste contexto, acho.

2. Não me importo que esteja (sempre) incompleto. É sua característica, não defeito.

3. (mauzinho) Não me importo que alguns bloguistas, que tanto me chatearam com telefonemas, sms’s e emails para lhes anunciar os neo-blogs (e lá o fiz, com prazer blogocompanheiro), tenham sido incapazes de deixar uma nota sobre isto, que é um instrumento não pessoal, mas sim colectivo. Ou seja, não me importo que as minudências in-blog sejam como as minudências out-blog. Nem doutra forma poderiam ser.

4. Não me importo de ser um tonto, tecnologicamente incapaz de mexer no ma-Blog para o colocar, quanto a conteúdo e a estética, do modo que desejaria. E que o tornaria bem mais apelativo, estou certo.

5. Não me importo de pedir ajuda quando preciso.

6. Importo-me imenso de não ter ajuda para isto. Se alguém percebe da máquina quer dar uma mãozinha? 

3 comments ↓

#1 fc on 04.30.08 at 22:14


nessa máquina aqui o “tio” da princesa não pode ajudar!!!
hehe

#2 jpt on 05.01.08 at 9:27


uma pena, “tio” … pelo menos és competente noutras máquinas

#3 Ivone Soares on 05.01.08 at 9:51


Obrigada pela referência e, parabéns pela idéia ímpar de dar-nos um agregador de blogues que nos permite ver nossos posts serem consumidos além fronteiras. Um abraço da Soares.

Leave a Comment